A psicoterapia frequentemente é confundida com um tipo de tratamento destinado apenas às pessoas portadoras de algum tipo de doença mental grave, normalmente conhecida como loucura. Sim! É também. No entanto, o seu foco principal é a promoção da saúde, que visa ajudar as pessoas encontrarem melhores práticas para lidar com problemas que impactam diretamente seu humor, sua forma de ser ou tiram sua alegria e sua paz.
A psicoterapia é tipicamente realizada através de sessões semanais de 50 minutos com um(a) psicólogo(a), podendo ter essa frequência aumentada ou diminuída de acordo com as necessidades do acompanhamento. Ela pode ser aliada ao tratamento medicamentoso, quando necessário, de responsabilidade do profissional médico psiquiatra. Há casos em que o tratamento pode ser multidisciplinar, com apoio de nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, personal trainner, entre outros, tudo vai depender do caso.
Em momentos difíceis ou frente a alguns problemas que parecem de difícil solução, muitas pessoas pensam em procurar um psicólogo(a). Confira alguns sinas que podem te ajudar a tomar esta decisão:
Diferente do que a grande maioria das pessoas pensam, em nossos encontros teremos uma estrutura para checar basicamente três pontos importantes: a identificação daquilo que, possivelmente, vem causando desconforto em você. Em seguida, nós juntos(as) vamos avaliar se este ponto realmente faz sentido para você e depois, se necessário, vamos provocar a alteração de atitude. Veremos muitas vezes que para você conseguir sair de um circuito de ações automáticas, ou seja, faz sem perceber ou involuntariamente, vai necessitar de várias repetições até que possa elaborar e seguir em frente. Assim, o que você deve de fato precisa saber é:
A psicoterapia pode ajudar nos seguintes quesitos:
Pode durar de alguns meses a alguns anos, dependendo da problemática envolvida e do engajamento tanto do profissional quanto, principalmente, do cliente. O recomendado é que você vá uma vez por semana, até que essa frequência possa ser gradualmente reduzida até que a alta seja indicada.
Sim. A vida é muito dinâmica, por isso as demandas iniciais dos clientes podem ser reabertas ou podem surgir novas questões, a ponto de ser necessário que os atendimentos recomecem. No entanto, um cliente está apto a ter alta quando:
Para um cliente motivado e engajado, atendido por um profissional atento e competente, espera-se que haja diminuição ou eliminação (quando possível) dos sintomas ou problemas que fazem parte das queixas que a pessoa traz para a psicoterapia, fazendo com que haja melhoria na qualidade de vida em geral.
O Conselho Federal de Psicologia não permite a divulgação de preços de serviços psicológicos como forma de propaganda, para evitar concorrência desleal e desvalorização da profissão.
Você pode ter como referência de valores dos serviços psicológicos a tabela de honorários divulgada pelo próprio Conselho: FENAPSI_TABELA_ATUALIZADA_Agosto_2020. Ela serve de guia as profissionais na precificação dos serviços.
Meu foco de atendimento é para adultos (à partir de 18 anos). Realizo atendimentos psicológicos especializado nos temas relativos a: Depressão, ansiedade, estresse, fobias, psicossomáticas e transtornos de personalidade. Caso necessite de atendimento para crianças ou idosos, posso indica-lo colegas com foco neste tipo de atendimento.
Sim! Apesar do meu foco de atendimento ser on-line, podemos realizar atendimentos presenciais entre os horários de 08:00 às 12:00h, de segunda à quinta-feira.
Trabalho com a abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental, cujo a visão de homem diz o seguinte: Não são as situações que vivenciamos que determinam como nos sentimos ou nos comportamos. Mas, é o modo como interpretamos estas situações que irão predizer nossas emoções e comportamentos. A partir do momento que analisamos os nossos pensamentos, como interpretamos as situações que vivenciamos e quais os padrões de comportamentos presentes, seremos capazes de promover as mudanças necessárias para que você possa viver uma vida mais equilibrada e feliz.