DÚVIDAS

PSICOTERAPIA

A psicoterapia frequentemente é confundida com um tipo de tratamento destinado apenas às pessoas portadoras de algum tipo de doença mental grave, normalmente conhecida como loucura. Sim! É também. No entanto, o seu foco principal é a promoção da saúde, que visa ajudar as pessoas encontrarem melhores práticas para lidar com problemas que impactam diretamente seu humor, sua forma de ser ou tiram sua alegria e sua paz.


A psicoterapia é tipicamente realizada através de sessões semanais de 50 minutos com um(a) psicólogo(a), podendo ter essa frequência aumentada ou diminuída de acordo com as necessidades do acompanhamento. Ela pode ser aliada ao tratamento medicamentoso, quando necessário, de responsabilidade do profissional médico psiquiatra. Há casos em que o tratamento pode ser multidisciplinar, com apoio de nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, personal trainner, entre outros, tudo vai depender do caso.

Em momentos difíceis ou frente a alguns problemas que parecem de difícil solução, muitas pessoas pensam em procurar um psicólogo(a). Confira alguns sinas que podem te ajudar a tomar esta decisão:

  • Se você vem sentindo que suas emoções têm sido expressadas com grande intensidade por um longo período, causando lhe algum tipo de prejuízo nos relacionamentos ou na vida como um todo, vale buscar ajuda. Estas emoções podem ser: tristeza, raiva, medo, angústia, frustração, culpa, vergonha e etc, até mesmo uma euforia, sentindo-se muito especial ou como se estivesse no topo do mundo. Em qualquer um destes extremos, se você estiver tendo prejuízos em alguma área da sua vida: família, trabalho, relacionamentos sociais, amorosos e etc. Vale buscar apoio de um psicólogo(a).
  • Se você passou por alguma situação traumática, por exemplo: assédio moral ou sexual, assalto, acidente ou qualquer situação no qual você foi pego de surpresa e lhe causou grande pavor.
  • Se você apresenta sintomas de doenças não diagnosticadas. Anda sentindo várias dores no corpo, já fez todos os tipos de exames possíveis e não encontram nada.
  • Se você busca por válvulas de escape que prejudicam a sua vida como a daqueles que estão à sua volta, tais como: bebidas, jogos, drogas e etc.
  • Se você tem uma ideia fixa que não passa e faz com que você tenha comportamentos repetitivos lhe causando grande constrangimento, por exemplo: lavar as mãos ou o desejo de dormir e não acordar mais por causa de uma grande frustração.
  • Se você perdeu o entusiasmo até pelas coisas que mais gostava, e sente-se muito desanimado e sem energia para seguir em frente, apresentando desesperança pela vida.
  • Se tem problemas nos seus relacionamentos sociais ou amorosos.
  • Se percebe-se imprudente ou muito impulsivo.
  • Se sente um medo que o paralisa.
  • Se precisa de direcionamentos para alcançar seus objetivos, com foco e realização de metas.
  • Enfim, se precisa se reinventar?! Vem comigo! =)


Diferente do que a grande maioria das pessoas pensam, em nossos encontros teremos uma estrutura para checar basicamente três pontos importantes: a identificação daquilo que, possivelmente, vem causando desconforto em você. Em seguida, nós juntos(as) vamos avaliar se este ponto realmente faz sentido para você e depois, se necessário, vamos provocar a alteração de atitude. Veremos muitas vezes que para você conseguir sair de um circuito de ações automáticas, ou seja, faz sem perceber ou involuntariamente, vai necessitar de várias repetições até que possa elaborar e seguir em frente. Assim, o que você deve de fato precisa saber é:

  • O espaço de psicoterapia não é apenas um local onde você vai buscar conselhos ou um espaço de conversa informal. Nele, você tem a chance de refletir sobre o que te aflige. E, refletir faz parte do trabalho. Portanto, de uma vez por todas, não é um espaço de julgamentos. Mas, sim de acolhimento e reflexão.
  • Neste espaço você irá aprender técnicas e ferramentas que irão apoiá-lo nas situações que você tem dificuldade de enfrentar.
  • Trabalhamos com a ética do sigilo profissional, por isto, o que disser a um psicólogo(a) deve ser considerado estritamente confidencial por ele(a). A menos que sua vida ou de terceiros esteja sob risco de morte.
  • Por último, mas não menos importante, meu papel não é o de te dar conselhos ou resolver os problemas por você. Serei uma parceira no seu processo de descoberta das suas próprias respostas.

A psicoterapia pode ajudar nos seguintes quesitos:

  • Promoção do autoconhecimento;
  • Você tem mais poder de se autogerir;
  • Fortalecimento da autoestima;
  • Mudança na visão de si mesmo e das relações com os outros;
  • Melhor enfrentamento dos problemas;
  • Empoderamento sobre a própria vida;
  • É uma excelente maneira de você se desenvolver e encontrar em sua vida sucesso, felicidade, bem-estar, qualidade de vida e autonomia.


Pode durar de alguns meses a alguns anos, dependendo da problemática envolvida e do engajamento tanto do profissional quanto, principalmente, do cliente. O recomendado é que você vá uma vez por semana, até que essa frequência possa ser gradualmente reduzida até que a alta seja indicada.

Sim. A vida é muito dinâmica, por isso as demandas iniciais dos clientes podem ser reabertas ou podem surgir novas questões, a ponto de ser necessário que os atendimentos recomecem. No entanto, um cliente está apto a ter alta quando:

  • Entender melhor quais são as suas questões e como elas se relacionam umas com as outras;
  • Compreende soluções eficientes para solucionar aquilo que foi o foco do processo terapêuticos;
  • Criticar a efetividade das soluções aplicadas e promover melhorias na forma de se comportar.


Para um cliente motivado e engajado, atendido por um profissional atento e competente, espera-se que haja diminuição ou eliminação (quando possível) dos sintomas ou problemas que fazem parte das queixas que a pessoa traz para a psicoterapia, fazendo com que haja melhoria na qualidade de vida em geral.

O Conselho Federal de Psicologia não permite a divulgação de preços de serviços psicológicos como forma de propaganda, para evitar concorrência desleal e desvalorização da profissão.

Você pode ter como referência de valores dos serviços psicológicos a tabela de honorários divulgada pelo próprio Conselho: FENAPSI_TABELA_ATUALIZADA_Agosto_2020. Ela serve de guia as profissionais na precificação dos serviços.

Meu foco de atendimento é para adultos (à partir de 18 anos). Realizo atendimentos psicológicos especializado nos temas relativos a: Depressão, ansiedade, estresse, fobias, psicossomáticas e transtornos de personalidade. Caso necessite de atendimento para crianças ou idosos, posso indica-lo colegas com foco neste tipo de atendimento.

Sim! Apesar do meu foco de atendimento ser on-line, podemos realizar atendimentos presenciais entre os horários de 08:00 às 12:00h, de segunda à quinta-feira.

Trabalho com a abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental, cujo a visão de homem diz o seguinte: Não são as situações que vivenciamos que determinam como nos sentimos ou nos comportamos. Mas, é o modo como interpretamos estas situações que irão predizer nossas emoções e comportamentos. A partir do momento que analisamos os nossos pensamentos, como interpretamos as situações que vivenciamos e quais os padrões de comportamentos presentes, seremos capazes de promover as mudanças necessárias para que você possa viver uma vida mais equilibrada e feliz.

Aguarde ...